Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Filtro Solar! Até Abacaxi Precisa Usar




Abacaxi com filtro solar FPS 280
No começo do mês, a Organização Metereológica Mundial divulgou um relatório alardeando que a camada de ozônio na região do polo norte (Ártico), sofreu a maior redução já documentada. Cerca de 40%. Sem precedentes, mas não surpreendente diz o press release.
Buraco similar existe no hemisfério sul, sobretudo sobre a Antártica. Esta diminuição na camada de ozônio que é provocada por uma série de poluentes, dentre os quais os CFCs (Clorofluorcarbonetos), possibilita uma maior incidência de radiações ultra violeta prejudiciais à saúde. Provocam câncer de pele, catatara e problemas imunológicos. Isto não é alarmismo, é fato. 
Em algumas regiões do Chile, da Austrália, da Argentina e do Brasil, o  número de casos aumentou muito nos últimos anos. Segundo o INCA - Instituto Nacional do Câncer, este tipo de câncer é o mais incidente no país e pode acometer até 85 pessoas em cada grupo de 100 mil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que todo ano surjam 132 mil novos casos da doença.























Abacaxi que não usou Filtro Solar
Pensando sobre isso fico impressionado como ainda tem tanta gente que não acredita na importância de se proteger do excesso de exposição ao sol.
Aí também fiquei elucubrando. Se tem tanto "marqueteiro genial" que vende até camiseta de grife, esmalte e bolsa Luiz Vitão com protetor solar fator 150, porque não criar uma campanha com o título do post? Só não decidi quem seria a(o) modelo, pois se a fruta fosse melancia, melão, pera ou moranguinho, ficaria mais fácil. Quem seria a melhor mulher abacaxi? Ou devemos inovar e colocar um homem abacaxi, já que falamos "O" abacaxi. Questão de gênero.
Sabe de onde pintou a ideia? No Globo Rural de 03/04/2011, numa reportagem sobre a produção de abacaxi no estado do Tocantins. É que para proteger os frutos da insolação que provoca danos na sua casca dura, os produtores tem que enrolar uma folha de jornal e grampear um a um. Então imagina, se até abacaxi precisa de "filtro solar", coitadinhos de nós.
E olha que o Ananas comosus é um fruto nativo da Américas, não é nenhuma daquelas frutinhas frescas alpinas.

Um comentário:

  1. Viva o abacaxi e seu filtro solar..que possamos aprender com ele....beijos protegidosdosoljá.

    ResponderExcluir