Páginas

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Parco dell’ Uomo

 Ao pensar sobre os conflitos gerados com a criação de Unidades de Conservação de Proteção Integral no Brasil, percebo um paradoxo: Além do objetivo preservacionista, os Parques são criados para garantir que as gerações futuras conheçam nossas belezas naturais, mas para que isso aconteça temos que excluir as pessoas dos domínios dos parques. É intrigante, constrangedor e insustentável, pois fortalece a ideia de que a Natureza só está protegida se o Homem for mantido à distância.

Para instigar uma reflexão dialética penso num dos mais belos Parques que já tive a oportunidade de conhecer (esse aí de cima).Trata-se do Parco Nazionale Delle Cinque Terre região da Ligúria na Itália, uma área relativamente pequena (pouco mais de 4 mil hectares) que engloba cinco pequenas cidades maravilhosas; Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare, que juntas tem uma população de aproximadamente 5 mil habitantes. Ocorre que o Cinque Terre foi criado e tornou-se uma referência internacional reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade, exatamente pela presença humana, que ao longo de mais de 1.000 anos de ocupação das íngremes encostas que emolduram essa parte do Mediterrâneo, criaram uma paisagem modificada pelo trabalho de construção de terraços em patamares sucessivos, para a produção agrícola.
Por isso é conhecido como Parco Dell’Uomo (Parque do Homem) e tornou-se o vetor de desenvolvimento da região, atraindo turistas, promovendo a agricultura orgânica e valorizando a cultura material e imaterial.



Ao comparar com o descaso com que são tratados a maioria dos nossos parques, anseio que em tempo não tão longínquo possamos compreender os parques como locais de uma inestimável herança cultural que enriquece a vida das pessoas, ao proporcionar um profundo e inspirador senso de conexão das comunidades com a paisagem.

2 comentários:

  1. Nossa Dubets ... queria que você tivesse falado tudo isso ao vivo, quando a gente visitou essas maravilhas em junho de 2010 :) Você fala bonito !
    Saudades das suas explicações ludicas ... saudades de qdo eu era bem pequenina e você ajudava no 'dever de casa' pra escola ! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Preta. que lembrança essa sua. Dos deveres de casa ... Você disse tudo: O Dubets escreve e fala tão bonito e coisas tão importantes né... Não é porque somos suspeitas, mas quanto privilégio conviver com esse Yogue! Ele é e não sabe!
    Duuu, continue tá??

    ResponderExcluir