Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

Óleo de cozinha

fonte: www.guiadicas.com/como-reaproveitar-o-oleo-de-cozinha

É assunto requentado, mas longe de ser resolvido, por isso insisto na repetição, óleo de cozinha não deve ser lançado na pia, no ralo ou colocado no lixo.
A solução é simples, depois do uso deixe esfriar, coloque numa garrafa pet com auxílio de um funil (não use vidro, pois pode quebrar e fazer uma lambança, além de contaminar o solo). Quando estiver quase cheio leve a um ponto de coleta de recicláveis. Este resíduo é facilmente transformado em sabão ou biodiesel.
O problema é sério, porque no Brasil  estima-se que sejam produzidos mais de 3 bilhões de litros por ano. Boa parte desta produção acontece aqui mesmo em Uberlândia, onde estão instaladas grandes indústrias do segmento.
O consumo nacional gira em torno de 15 litros por pessoa por ano, o que representa algo como 9 milhões de litros consumidos na grande Udi a cada doze meses.
Como a destinação adequada não deve passar de  1% (90 mil litros/ano ou 7,5 mil litros/mês), dá para imaginar o estrago causado nas redes de esgoto do DMAE, nas estações de tratamento de esgoto, no solo e nos cursos d'água. Afinal cada litro de óleo contamina tranquilamente mais de 20.000 litros de água.
Dito isto, por que a Câmara de Vereadores de Uberlândia não vota logo o projeto de lei do vereador Delfino que tramita naquela casa, que obriga os restaurantes, bares, hotéis e demais estabelecimentos a darem destinação adequada ao óleo vegetal utilizado em seus negócios.
A lógica é clara e está prevista no Plano Nacional de Resíduos, a responsabilidade deve ser compartilhada. Nós consumidores devemos cumprir nossa parte e exigir que os demais atores sociais também o façam.
Na sua próxima ida ao restaurante, procure saber qual a destinação do óleo que além de tudo ajuda a aumentar o nosso colesterol e encher os consultórios de cardiologistas Brasil afora.

4 comentários:

  1. Oi Du! Você por acaso teria dicas de onde a gente poderia descartar o óleo em Uberlândia, ou alguma instituição que o recebe?
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Esse nunca é um assunto requentado...o ideal seria reaproveitado,não é? Escrever sobre isso ajuda na busca de uma proposta real,como essa: ponto de coleta de óleo usado.Beijos apoiantes.

    ResponderExcluir
  3. Olá Thaty, Aqui em Uberlândia você pode entrar em contato com a CORU-Cooperativa de Recicladores de Uberlândia. Os telefones do João Batista que é o presidente são: 9662-1503 /9165-4034.
    Os supermercados Extra e Carrefour também mantém PEVs - pontos de entrega voluntária.
    Ou então ligue na Divisão de Limpeza Urbana: 3212-5356. Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria Neusa, fico lisonjeado, pois você é uma frequentadora assídua e sempre motivadora. Realmente a solução deve ser simples e começar pequena. Qualquer condomínio ou coletivo de vizinhos pode se organizar, arranjar um tambor, um funil e armazenar temporariamente até acumular um volume que viabilize aos interessados em reciclar a buscarem. Em Santos, no litoral de SP praticamente todos os prédios tem um tambor na garagem e as pessoas já se habituaram a colaborar. É real e efetivo. Um grande abraço

    ResponderExcluir