Páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Plantar um milhão de árvores


Plantar um milhão de árvores em Uberlândia antes que a cidade alcance um milhão de habitantes pode parecer um sonho, mas também pode ser um desafio que faça jus à tão propalada sustentabilidade do desenvolvimento. Afinal se queremos uma vida mais saudável, bairros mais aprazíveis, vias públicas menos áridas e mais segurança, temos que inverter as prioridades, inovar e investir decididamente na qualificação do espaço urbano, na proteção ambiental e na ampliação das áreas verdes.
Não é razoável que em pleno século XXI, enquanto eventos climáticos extremos se tornam cada vez mais frequentes e assolam várias regiões do planeta, com secas e enchentes recordes, afetando a vida de milhões de pessoas e comprometendo a produção de alimentos, continuemos testemunhando passivamente, o insano culto ao asfalto e viadutos.
Precisamos cultivar ideias inovadoras que promovam o desenvolvimento solidário das pessoas. Plantar árvores significa isto, pois guarda em si um simbolismo de esperança, é um ato de compromisso com um futuro melhor para os seres humanos que ainda irão nascer e de quem tomamos emprestado o mundo. Estamos dilapidando o patrimônio natural herdado de nossos ancestrais, o que é um crime intergeracional. Não podemos deixar como legado, um ambiente deteriorado, insalubre e feio. Temos que honrar nosso compromisso com quem nos sucederá.
E para quem pensa que é fantasioso e ingênuo pensar nisso em meio a tantos problemas urgentes a serem resolvidos, sugiro assistir a uma cena comovente do filme “O fabuloso destino de Amélie Poulain”, na qual a protagonista ao andar pela cidade, percebe que a vida tão bela e simples, lhe desperta num ímpeto de amor, o desejo de ajudar toda a humanidade. Amélie então, auxilia um cego a atravessar a rua e torna-se seus olhos e seu coração, com uma descrição poética e acelerada do mundo que os rodeia. É fugaz e fulminante, quase como plantar uma árvore.
Mesmo que seja pela intenção da semente.



Um comentário:

  1. Muito bom artigo Eduardo.
    Fale um pouco dos projetos em que as pessoas podem entrar para plantar as arvores. Há algumas técnicas para o plantio ser bem sucedido?
    É um movimento coletivo ou individual?
    Existe algum patrocínio?
    Bruno Descaves
    Você conhece este video de um grande homem que plantou muito e criou verdadeiras florestas na Provence France no século passado:
    http://www.youtube.com/watch?v=Klx8UBMRrMA

    ResponderExcluir