Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

30 de Maio - Dia da Celebração da Razão

Alguns fatos históricos importantes marcam o dia trinta de maio, como o dia provável do nascimento de Dante Alighieri no ano 1265 e o dia da morte na fogueira de Joana D’Arc em 1431, por acusação de bruxaria.
Mas hoje, o que mais me importa é o futuro e não o passado, por isso, mesmo correndo o risco de ser considerado ingênuo arrisco dizer que o trinta de maio de dois mil e onze ficará na história como uma data a ser lembrada e comemorada como um dia de celebração da razão.
É o dia em que o governo alemão anunciou sua decisão de desativar TODAS as usinas nucleares em funcionamento no país até 2022. O que não é pouco, pois são 17 centrais nucleares que respondem por mais de 22% da energia consumida no país.
O terremoto de março no Japão seguido de Tsunami, que provocaram o acidente na Usina de Fukushima foi determinante no aumento da pressão popular mundial, sobre os riscos e incertezas dessa modalidade de energia. No último final de semana, o Greenpeace mobilizou milhares de pessoas em protesto em frente ao Portão de Brandenburg, em Berlin. E hoje a decisão do governo espelha e materializa a vontade popular.
Foto de Tobias Schwarz Agência Reuters

Já por aqui na terra abençoada com as mais generosas potencialidades de geração de energia limpa e renovável do planeta assistimos quase inertes o governo licitar a obra de ANGRA 3 e “bancar” que até 2030 precisaremos de mais 08 (isto mesmo oito) usinas nucleares para darmos conta da volúpia desenvolvimentista do PAC.
Esta obra tão desnecessária está sendo criticada até pelo Ministério da Economia da Alemanha que, segundo o site Brasil Alemanha News, considera que "a tecnologia usada na usina brasileira se assemelha à de Fukushima". Também é preciso ficar bem claro para a opinião pública que a tecnologia obsoleta prevista para Angra 3, também é parecida com aquela adotada nos reatores mais antigos da Alemanha, que serão os primeiros a serem desativados. E mais, a gigante alemã Siemens faz parte do consórcio para a construção da “nossa” usina, junto com a francesa AREVA. Caiu a ficha? Ainda não? Então vai mais. O orçamento previsto para ANGRA 3 é de R$ 7,2 bilhões de reais, dos quais, cerca de R$ 3 bi (1,3 bilhão de euros) viriam dos cofres alemães, na forma de financiamento. Quer mais? Em função dos questionamentos, o governo germânico reavalia a concessão do crédito. 
A boa notícia é que se a grana não sair, a continuidade dessa empreitada nefasta do governo brasileiro pode não sair do papel. Que assim seja!!!

Mas como dinheiro não agüenta desaforo, fico pensando se a Siemens e outras “corporations” do urânio não vão fazer um redirecionamento estratégico de seu “corebusiness”, inclusive com alguns generosos patrocínios na copa do mundo, olimpíadas e algumas “inserções” eleitorais, para compensar a perda de mercado local. É a gloriosa globalização...

Ora, em nome de Macunaima parem de atentar contra a nossa inteligência tupiniquim. Temos sol, potencial hidroenergético de baixo impacto, ventos e muiiita biomassa para garantirmos todos os megawatts de que precisaremos e com sobra. Inclusive para sustentar tanto desperdício de energia que cotidianamente todos nós cometemos.

Mas não basta reclamar, participe da campanha PARE ANGRA 3, promovida pelo Greenpeace e envie sua mensagem à Presidente Dilma.

E para finalizar, como hoje é dia do 746o aniversário de Dante Alighieri, vale a lembrança de uma frase sua famosa:

No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise


Glückwunsch Deutschland! Lang lebe der Planeten!
Parabéns Alemanha! Vida Longa ao Planeta!

2 comentários:

  1. A tecnologia nuclear é segura e necessária. Ela tem que compor a matriz de forma a diversificar o parque gerador.
    Talvez o programa esteja acelerado. 1 usina a cada 15 anos já garante o "know how" da tecnologia.

    ResponderExcluir
  2. Dante continua sendo o maior...meu lugar não será no inferno....eu sei..nada de ficar em cima do murro...beijos tb ingênuos.

    ResponderExcluir