Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

Desliguem as motosserras


Fonte:www.foradeescopo.com/index.php/tag/desmatamento/

Estamos prestes a acompanhar a votação das alterações no Código Florestal no Congresso Nacional e algumas manifestações sobre um suposto acordo para aprová-lo são tremendamente temerárias. Especialmente quando partem do paleontológico Sarney (ou seria pathológico?) ou do comunista convertido em lenhador Aldo Rabelo. 
Para o devido contraponto, o GREENPEACE desenvolve uma ação mobilizadora muito bacana, a partir de uma "pergunta que não quer calar: por que os ruralistas têm se mostrado tão diligentes em seus ataques recentes ao Código Florestal se durante mais de meio século eles simplesmente ignoraram sua existência?"
A resposta é simples. Porque ele finalmente começou a ser cumprido, o que criou dificuldades para captação de dinheiro em financiamentos bancários que subsidiam a degradação ambiental, desde os "gloriosos" e deploráveis tempos do Pró Varzea, que financiou a destruição das nossas Veredas e Áreas de Preservação Permanente.
Segundo matéria do GREENPEACE, duas medidas que afetam a parte mais sensível do corpo humano contribuiram para o "despertar" dos ruralistas. Uma é o decreto 3545/2008 do Conselho Monetário Nacional (CMN) que determina que fazendeiros que não tenham seu passivo ambiental regularizado fiquem impedidos de obter financiamento bancário. A outra é uma Medida Provisória que deveria ter entrado em vigor em dezembro passado que obrigava os fazendeiros a declarar oficialmente seu passivo ambiental e registrar como pretendiam resolvê-lo.
A MP foi adiada por dois anos e a decisão do CMN vem sendo implementada de maneira inconsistente.
Entre no site do GREENPEACE e assista uma animação bem elucidativa:

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, Eduardo. Espero ver muitos textos legais e informativos aqui, assim como esse. É preciso fazer política responsável no que diz respeito ao meio ambiente. Quero sugerir à vc, um artigo sobre o caso do Belo Monte. Com sua licença, estou replicando este seu texto em meu endereço. www.festaliteraria.com.br Aguardo um retorno sobre.Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Contorno Cultural, valeu a dica.
    Sobre replicar, lembro de um blog chamado cópia perfeita (copiaperfeita.blogs.sapo.pt). Logo na entrada ele dá a dica "sinta-se a vontade" e a frase de abertura, acho o máximo:
    Original, somente eu...
    Abraço

    ResponderExcluir