Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Bat Watch

Espetáculo em Selman Bat Watch
Falei há pouco da observação de aves e acabei me lembrando de outra modalidade de observação da vida selvagem, que pode parecer até meio bizarra por aqui, mas é igualmente fascinante e mobiliza muita gente mundo afora. Trata-se da observação de morcegos.
O mais famoso local onde se pratica o Bat watching é em Oklahoma no Selman Wildlife Management Area, uma área protegida que é um verdadeiro berçário de morcegos. Há quinze anos, todos os anos, milhares de pessoas vão até lá para apreciar um espetáculo único ao entardecer. Uma revoada de um milhão de morcegos insetívoros (população estimada), que diariamente consomem perto de 10 toneladas de mosquitos, besouros e outros insetos. Espero um dia ter a oportunidade dessa experiência.
Mas por aqui, no aconchego de uma cidade incrustada no Cerrado brasileiro, também temos a oportunidade de "zoiar os morceguim", afinal segundo o Billy, um dos mais sabidos em morcegos, escorpiões e internet que conheço e mantenedor da ong/site Morcego Livre, temos mais de 40 espécies que ajudam muito na polinização de plantas, dispersão de sementes e controle de insetos. Um desses curiosos mamíferos alados atende pelo nome de Glossophaga soricina, o morcego beija-flor, um animal que se alimenta de néctar e adora os bebedouros de beija-flor.
Tem fotos lindas dele feitas pelo fotógrafo/biólogo Daniel de Granville, que mantem o site Photoinnatura, vale demais.
Também sugiro assistir o videozinho abaixo e em nome do Batman, abaixo o preconceito.

Um comentário:

  1. Dubets ! ja estava com saudades dos seus textos .... e 3 de uma vez .... é melhor ainda ! hehehe Amei a foto da Brisa ..... saudades de tudo isso !

    beijos .... Iaia

    ResponderExcluir