Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

Amigos da Onça




Depois da indignação com a Safada do Safari, nada melhor para acreditar que um outro mundo é possível, do que conhecer um pouco do que fazem os verdadeiros Amigos da Onça.
Eu tenho o prazer de conhecer e ter trabalhado com dois dos grandes, o Frederico Gemesio Lemos e a Fernanda Cavalcanti, biólogos e coordenadores do Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado. Com sua equipe, eles desenvolvem o projeto Onça Parda do Triângulo Mineiro, uma parceria com o Consórcio Capim Branco Energia, para o monitoramento da vida selvagem nas áreas de influência das Usinas Hidrelétricas Capim Branco I e II, localizadas no rio Araguari entre os municípios de Uberlândia e Araguari.
Em dois anos de pesquisa, eles já conseguiram capturar e monitoram por radiotelemetria com tecnologia GPS, três onças, duas jaguatiricas, um lobo guará e quatro raposas.
Segundo depoimento do Fred ao Informativo Capim Branco, este projeto "é o primeiro no Brasil que contempla monitoramento de onças pardas por GPS". O que torna "possível conhecer melhor o comportamento do animal e entender os hábitos da espécie" na região.




Fernanda e Fred examinando uma Jaguatirica, já com colar de Radiotelemetria



Equipe do Projeto e "Victor", um macho de 47 quilos, anestesiado para colocação do colar.

 Equipe com "Rosa", uma fêmea jovem


Além deste trabalho, eles estão envolvidos em pesquisar um dos canídeos silvestres menos conhecidos da nossa fauna silvestre, a raposa do campo (Lycalopex vetulus), esta simpatiquinha figura aí de baixo 
Lycalopex vetulus posando para o Fred
Parabéns aos amigos da Onça

Um comentário: