Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Vietnã Amazônico

Fonte: Ibama/Divulgação
No último dia 01, a FOLHA, publicou reportagem de Kátia Brasil, sobre o desmatamento da floresta amazônica realizada por aviões utilizando agrotóxicos. O IBAMA apreendeu em Novo Aripuanã, região do estado do Amazonas, quatro mil quilos de herbicidas que seriam utilizados para desmatar 3 mil hectares de florestas.
Se por si, isto bastaria para tipificar os responsáveis como criminosos hediondos, o que dizer então ao saber que os produtos são parentes próximos e lícitos do "agente laranja", utilizado pelos EUA na guerra do Vietnã  e que causou milhões de vítimas.
Hoje atendem pelos singelos nomes de Tordon, Garlon ou pelo "enigmático" U-46BR e continuam sendo utilizados no Brasil nas lavouras de arroz, café, cana, milho e pastagens.
Para quem se esqueceu, não lembra ou não sabe o que aconteceu no Vietnã por causa desses "defensivos" agrícolas. Acesse o Opera Mundi, mas antes saiba que as cenas são chocantes.
Além de matar todas as árvores, os herbicidas matam os animais silvestres e contaminam os recursos hídricos. Os anfíbios e organismos aquáticos são dizimados e os efeitos carcinogênicos e teratogênicos que afetaram os vietnamitas, também podem estar acometendo indígenas e amazônidas brasileiros.
É absolutamente inadmíssivel que o Estado Brasileiro seja tolerante com isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário